quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Couto defende PEC 300 e pede federalização no caso Manoel Mattos


Em seu primeiro pronunciamento de retorno aos trabalhos legislativos, o deputado Luiz Couto falou da importância da PEC 300 e registrou a passagem de um ano da morte do militante dos Direitos humanos, advogado Manoel Mattos Neto, que ocorreu no dia 24 de janeiro de 2009.

A primeira sessão foi marcada pela presença de muitos policiais e representantes de associações e movimentos sociais nas galerias, que tiveram a intenção de pressionar a presidência da Câmara para que coloque a PEC 300 na pauta de votação do plenário ainda esta semana.

“Na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão Especial votei a favor da PEC 300, e votaremos também neste plenário, em dois turnos, porque achamos importante que o policial seja bem pago, para que esteja totalmente a serviço da segurança pública, dando aos cidadãos o direito de ir e vir sem serem molestados e violentados. Daí a importância de os policiais serem bem pagos, bem capacitados, pois poderão assegurar a ordem e a tranquilidade para todo o povo brasileiro”, destacou o deputado.

No tocante ao inquérito da morte de Manoel Mattos, Luiz Couto colocou a importância da federalização da investigação. Disse que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM) vem acompanhando este caso desde a sua ocorrência e solicitou ao Ministério Público Federal o deslocamento de competência, ou seja, a federalização, por entender a gravidade da situação e pelo caso já ter sido denunciado internacionalmente.


“É fundamental que tenhamos deslocamentos de competência para que esse caso seja investigado, apurado, denunciado e julgado na esfera federal, só assim iremos desbaratar a ação de quadrilhas que atuam na divisa Pernambuco/Paraíba a serviço do crime, ganhando dinheiro às custas do sofrimento de muita gente”, alertou Couto.

Nenhum comentário: