sexta-feira, 26 de março de 2010

Ficha Limpa pode se tornar lei ainda este ano e aplicada nas eleições 2010

No próximo dia 7, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLP) da Ficha Limpa estará em pauta e poderá ser votado na Câmara dos Deputados. Desde 2008, movimentos sociais lutam para que candidatos com comprovada vida pregressa comprometida se tornem inelegíveis. A iniciativa já arrecadou cerca de 1,6 milhão de assinaturas.

Na terça-feira, dia 23, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, assegurou que no início do próximo mês o PLP entra em pauta. Com a notícia, os movimentos que batalharam para que o projeto se tornasse realidade estão na expectativa de que já nas eleições de outubro deste ano a lei esteja em vigor.

"O que nos resta fazer agora é pressionar para que o texto não seja modificado, pois ele foi fruto de muitas negociações. Os 300 comitês do Movimento estão pressionando os parlamentares e se mobilizando. Alguns vão colocar telões em locais públicos, como praças, para que a população acompanhe a votação. Como a votação será nominal todos poderão ver quem votou contra ou a favor da Ficha Limpa", fala Jovita José Rosa, diretora da Secretaria Executiva do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) e diretora da União Nacional dos Auditores do SUS (Unasus).
Após a votação no plenário da Câmara dos Deputados, o PLP da Ficha Limpa seguirá para o Senado Federal. Caso os senadores votem a matéria ainda neste semestre, a Ficha Limpa poderá ser aplicada já nas próximas eleições.

"Gostaria de fazer um pedido à sociedade brasileira: que cobre aos seus parlamentares, que pressione, mande cartas, e-mails, que ligue e reivindique a aprovação da Ficha Limpa. Quem não puder estar na Câmara, ligue a televisão na TV Câmara e acompanhe a votação. O Brasil precisa da Ficha Limpa e a política se tornará muito melhor após a aprovação desse projeto", conscientiza Jovita.


Nenhum comentário: