terça-feira, 16 de março de 2010

Fracassa negociação com o governador. Continua a greve dos professores do Estado

Não houve avanço na rodada de negociações desta terça (16) entre o Governo do Estado e os representantes dos professores em greve da rede estadual de ensino, segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (Sintep-PB) ao término de audiência com o governador José Maranhão (PMDB).

Segundo o Sintep, "reunidos em assembléia na tarde desta terça-feira, os trabalhadores em educação do Estado decidiram manter o movimento grevista por tempo indeterminado. A decisão veio logo após uma reunião entre representantes do comando de greve e a gestão estadual".

O Sindicato acrescenta que "durante a reunião, o Governador José Targino Maranhão deixou claro que não irá implementar a integralização do Piso Salarial Nacional, ou seja, o governo se nega a cumprir a Lei que determina 2010 como tempo limite para esta implementação, alegando que a Lei de Responsabilidade Fiscal do Estado impediria o reajuste".

Presente também à reunião, o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Weick, pediu uma sugestão de como resolver o impasse. "Os representantes do Comando de Greve, agora também integrado com dois membros da diretoria da Associação dos Professores com Licenciatura Plena da Paraíba (APLP), responderam que a gestão poderia pelo menos propor uma integralização escalonada, com o pagamento de 5% retroativo a janeiro, mais 6% em abril e os 5,8% restantes em setembro", informa a nota dos grevistas.

"Mesmo a proposta ainda configurando como o descumprimento da Lei que estabelece este reajuste integral no mês de janeiro, os representantes da categoria entendem que este já seria pelo menos um indicativo de abertura para as negociações. No entanto os representantes do executivo disseram que ainda precisariam analisar a possibilidade de efetuar a proposta com a equipe econômica", relata o Sintep.

"Diante da falta de disposição para o diálogo e as negociações demonstrada pelo Governador e sua equipe, os trabalhadores aprovaram a continuação da greve e saíram em passeata até o Palácio da Redenção para anunciar sua decisão à sociedade e ao Governo estadual", arremata a nota sindical.
da redação portal correio

Nenhum comentário: