quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mentiras e verdades do Ibope

Deu na Coluna de Beth Torres:

"Preferi escutar as diversas opiniões sobre o Ibope e aguardar as reações dos grupos governistas e oposicionistas para trazer a minha análise sobre os números da pesquisa que revelou que José Maranhão (PMDB) tem 12 pontos de vantagem na corrida pelo Governo do Estado.
Pois bem, não podemos contestar números, mas a forma que a pesquisa foi realizada isso pode ser questionado, uma vez, que as regiões onde as entrevistas foram feitas e o perfil dos eleitores abordados interfere diretamente no resultado de uma pesquisa eleitoral. Esses dados que interessam muito e que necessitam de uma análise não foram divulgados.
Acredito que se as eleições fossem hoje Maranhão seria reeleito governador da Paraíba, agora não acredito que a diferença entre ele e Ricardo Coutinho (PSB) seja de 12 pontos, com o peemedebista aparecendo com 48% dos votos e o socialista com 36%, uma vez, que consultas realizadas anteriormente revelaram outros percentuais.
Outro dado que está mais para “história para boi dormir” que para realidade é Maranhão sair vitorioso na disputa em João Pessoa. De acordo com o Ibope, o atual gestor estadual tem 44% das intenções de voto, contra 35% de Ricardo Coutinho. Sei que Maranhão vem investindo muito na Capital paraibana, mas a aprovação do socialista aqui é muito alta e não pode ser superado em um pouco mais de um ano.
Alguns aspectos contribuíram para o bom desempenho de Maranhão: ele tem toda a estrutura do Governo do Estado para a sua campanha; entregou várias obras de interesse da população que demoraram a ser concretizadas na gestão passada; mudou seu trato com a imprensa e com a população, hoje se portando de maneira bem mais amável; e, por fim, está blindado, uma vez, que a maioria absoluta dos veículos de comunicação só veicula matérias falando das boas obras do Governo do Estado, sem falar na mídia oficial, que faz uma verdadeira lavagem cerebral na cabeça da população paraibana.
Já Ricardo Coutinho vem pecando em alguns aspectos e destaco alguns deles: a postura do socialista menos acalorada não agrada os paraibanos que estão fora da grande João Pessoa; falta a estrutura para a pré-campanha do socialista; Ricardo tem pouco espaço na mídia, ele só aparece, na maior parte das vezes, quando a sua imagem está ligada a fatos negativos; acho que Ricardo se afastou das ruas e dos movimentos sociais; e por fim, depois que o socialista deixou a Prefeitura de João Pessoa as ações da gestão apareceram menos.
Outra coisa interessante que percebi foi que após a divulgação dos números os dois grupos não dão como certa a vitória ou a derrota. Maranhão comemorou o resultado, mas já pediu humildade ao grupo e que os aliados evitem deslumbramentos. Quanto a Ricardo se percebeu a vontade de superar os números e colocar realmente o bloco na rua para correr em busca de votos para superar a diferença.
O que eu espero é que o nível da campanha suba, não permaneça baixo como está ou até caia mais, como, infelizmente, é a tendência das campanhas eleitorais na Paraíba. Queria, assim como uma parcela considerável da população, que os candidatos investissem em propostas de governo para que possamos ter mecanismos para escolher o melhor representante."

Nenhum comentário: