segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Luiz Couto e a pequenez da cúpula do PT paraibano

Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.

É exatamente esse tipo de censura que a cúpula do PT da Paraíba está impondo, casuisticamente, ao deputado federal Luiz Couto, ao impedir a sua participação no Guia Eleitoral, pelo simples fato de não querer aparecer diante de um cenário pago pelo PMDB, que tem como pano de fundo, em destaque, a presença do governador/candidato Zé Maranhão, em quem o deputado não vota e nem apoia.

Esse tipo de comportamento da cúpula do PT na Paraíba, que tem à frente o deputado estadual Rodrigo Soares, não somente causa perplexidade, como também, provoca indignação junto a todos aqueles que defendem à democracia em toda a sua plenitude.

Impedir, propositadamente, que um deputado federal da expressão de Luiz Couto, fale aos paraibanos, no Guia Eleitoral do seu próprio Partido, é um tipo de censura com ingrediente de represália, que causa nojo e repugnância ao mais neófito dos democratas.

Ao adotar essa atitude mesquinha e reprovável, o Comando Estadual do PT, assume o risco de ser comparado aos cruéis censores da época da ditadura militar; de ser comparado com aqueles que impediam uma imprensa livre, uma universidade aberta, que torturavam e que cassavam o direito da livre manifestação do pensamente.

A pequenez da cúpula do PT paraibano, nesse momento, em que se pretende eleger como presidente da República, Dilma Rousseff, uma ex-presa política e uma das vítimas mais notória da ditadura, provoca uma sensação de que essa “turma”, lá no âmago, aprova esse tipo de comportamento obscuro e esquece que o uso cotidiano da censura promove um movimento de defesa bastante corrosivo que é a auto-censura.

Impedir Luiz Couto de manifestar o seu pensamento, as suas opiniões e de prestar contas do seu mandato aos paraibanos, além de ser uma atitude impensada e arbitrária, tem apenas o objetivo de evitar que o povo julgue um dos seus mais altivo e digno  representante. É corroer a vontade popular em favor de interesses subalternos e individuais.

A cúpula do PT paraibano, principalmente, o deputado Rodrigo Soares, que preside a legenda no Estado, caso não reveja essa sua mesquinha atitude, poderá, num futuro próximo, pagar por esse lamentável erro. Um Partido como o PT que tem uma história digna de todos os encômios, não pode agir sob a égide da censura e não pode passar para as novas gerações exemplos reprováveis, contraditórias e indignos de serem seguidos.

Deixa Luiz Couto falar! O povo quer lhe ouvir, ele tem o que dizer, ao contrário de outros, que vivem debaixo das asas do poder, se locupletando e angariando apoios em troca de cargos e de promessas falsas e vazias.

Deixa Luiz Couto se comunicar com o seu cativo eleitorado, a Paraíba precisa ouvir àquele que nunca lhe envergonhou. Aquele que tem exemplos dignos de serem seguidos, notadamente, nesse momento de incoerência e de carência de homens probos e sensatos.

E tem mais: sem Luis Couto o PT paraibano fica bem menor!

 

Jornalista Chico Pinto

Nenhum comentário: