terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pesquisas mostram queda de Maranhão e crescimento de RC

O Paraíba Já resolveu confrontar os números divulgados nesta segunda-feira (23) pelo Instituto Índice com os divulgados pelo Instituto Diário Data Associados, no último dia 15, e constatou uma queda de 13,9% das intenções de votos do governador José Maranhão, candidato à reeleição pelo governador.

No primeiro levantamento, que foi feito entre os dias 8 e 12 deste mês pelo Instituto Diário Data Associados, o candidato do PMDB apareceu com 58% da preferência do eleitorado. Na segunda pesquisa, realizada nos dias 14 e 15 pelo Instituto Índice, Maranhão caiu para 44,1%

No confronto dos números entre as duas pesquisas, o ex-prefeito de João Pessoa e candidato a governador pelo PSB, Ricardo Coutinho, mostra um crescimento 5,7%. Na primeira, ele apareceu com 26% das intenções de votos e, na segunda, com 31,7%.

A diferença da vantagem do governador José Maranhão sobre o ex-prefeito Ricardo Coutinho caiu, em pouco menos de uma semana, de 32% para apenas 12,4%. As duas pesquisas, no entanto, não aferiram o impacto no eleitorado paraibano sobre a participação dos dois candidatos no debate promovido pela TV Clube/Band, que foi realizado no último dia 19.

Sobre as pesquisas
A pesquisa feita pelo Instituto Diário Data Associados foi publicada no dia 15 deste mês nos jornais O Norte e Diários Associados. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança da amostra é de 95%. Ao todo, foram ouvidas 1.100 pessoas nas quatro mesorregiões do estado (Mata, Agreste, Litoral e Sertão).

A pesquisa do Instituto Índice foi contratada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Paraíba (FCDL-PB) e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o protocolo número 25514/2010. Foram ouvidos 1.080 eleitores, distribuídos em 60 municípios. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: