sábado, 4 de setembro de 2010

Congresso em Foco cita Luiz Couto como um dos melhores parlamentares

O site Congresso em Foco começou a escolher os melhores parlamentares do ano. Hoje, foi publicada uma lista com os nomes de 31 deputados e 10 senadores que foram destaque em 2010. Na relação, elaborada segundo uma votação realizada com jornalistas que cobrem o Congresso Naciona, consta apenas um representante da Paraíba: o deputado federal Luiz Couto (PT).
A escolha dos jornalistas que acompanham o Congresso é a primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco. Essa escolha é que produz a lista que é apresentada aos leitores do site na internet. Cada jornalista pode indicar até dez deputados e até cinco senadores. Eles votaram também na que consideraram a melhor iniciativa do Congresso no ano e em categorias especiais (parlamentares que se destacaram na defesa da democracia, no combate à corrupção, na defesa da saúde, da educação e do meio ambiente).
Apesar do recesso no Congresso por conta das eleições, os jornalistas se mostraram presentes. Em três dias de votação, participaram da consulta 183 jornalistas, de 34 diferentes veículos de comunicação, entre jornais, revistas, emissoras de televisão, rádios e portais e sites de notícias.  No ano passado, num período de votação plena no Congresso, votaram 176 jornalistas. Além dos jornalistas que fazem a cobertura diária no Congresso, também puderam votar aqueles que, pela natureza dos seus trabalhos, também têm contato com os parlamentares suas atividades, como editores, chefes de sucursal e diretores dos veículos.
As escolhas feitas pelos jornalistas formam uma lista de 31 deputados (na verdade, a lista deveria incialmente ter 25 senadores, mas o regulamento do prêmio determina acréscimos em caso de haver empate no número de indicações) e dez senadores que, a partir de segunda-feira (6) serão submetidas à votação dos leitores no Congresso em Foco. É dos internautas, então, a decisão final. A votação pela internet prosseguirá até o dia 31 de outubro. No dia 1º de novembro, o site divulgará o resultado final da votação. No dia 22 de novembro, ocorrerá a cerimônia de premiação.
Veja abaixo, em ordem alfabética, quem são os deputados e senadores finalistas do Prêmio Congresso em Foco, de acordo com a escolha dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional:
Senadores:
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)  
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Marina Silva (PV-AC)
Paulo Paim (PT-RS)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Renato Casagrande (PSB-ES)
Deputados:
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)
Arnaldo Madeira (PSDB-SP)
Beto Albuquerque (PSB-RS)
Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Chico Alencar (Psol-RJ)
Domingos Dutra (PT-MA)
Edson Duarte (PV-BA)
Fernando Gabeira (PV-RJ)
Flávio Dino (PCdoB-MA)
Gustavo Fruet (PSDB-PR)
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
Ibsen Pinheiro (PMDB-RS)
Indio da Costa (DEM-RJ)
Ivan Valente (Psol-SP)
José Carlos Aleluia (DEM-BA)
José Eduardo Cardozo (PT-SP)
José Genoino (PT-SP)
Luciana Genro (Psol-RS)
Luiz Couto (PT-PB)
Luiza Erundina (PSB-SP)
Manuela d´Ávila (PCdoB-RS)
Maurício Rands (PT-PE)
Michel Temer (PMDB-SP)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Pedro Wilson (PT-GO)
Raul Jungmann (PPS-PE)
Rita Camata (PSDB-ES)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
ParlamentoPB

Nenhum comentário: