quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Luiz Couto é o que há de melhor no PT

Por que é que o PT de Maranhão está querendo derrotar Luiz Couto, o deputado da Paraíba que teve, nos últimos quatro anos, o melhor desempenho na Câmara dos Deputados? Por que será que o PT maranhista está agora se insurgindo contra um de seus melhores representantes no Congresso Nacional?
O deputado Luiz Couto dispensa comentários. Aqui no Brasil e também fora dele.   É um cidadão que desfruta de alto conceito na Paraíba, no país e no exterior. É um político que nunca foi flagrado em qualquer tipo de irregularidade; e se isso não bastasse, um fidelíssimo petista, sempre disposto a tornar vencedoras as teses de governo Lula e do partido que representa.
Por que, então, o PT quer derrubá-lo?
O PT quer excluir Luiz Couto da política paraibana pelo simples fato de que ele não apoia, não ajuda e não se mistura com a campanha de José Maranhão ao governo do Estado.
Aliás, não é só ele. Com menor ênfase, mas recebendo petardos de mesmo calibre, o petista Júlio Rafael, que acaba de ter uma passagem vitoriosa pelo Sebrae, também sofre a mesma perseguição.
O que é que o PT tem, finalmente, contra Couto e Rafael? Eles são históricos, são partidariamente leais, tem projeção política estadual, mas não merecem a atenção do partido. Por quê?
Quando Luiz Couto foi para a Câmara Federal, representando o PT paraibano, a legenda achou-se em estado de graça. Quando ele começou a brigar contra o crime organizado no Nordeste, o partido também entendeu que era uma boa.
Quando seu nome começou a aparecer nos relatórios internacionais, sempre em defesa das vítimas dos poderosos, o PT foi ao delírio: era um de seus representantes que alcançava tamanha projeção.
As confusões entre o PT e Couto só começaram quando ele, coerentemente, decidiu ficar ao lado da candidatura de Ricardo Coutinho na disputa pelo governo do Estado.
O algoz do grande deputado Luiz Couto tem nome e sobrenome, mas hoje usa como biombo o cargo de presidente estadual do partido. Independente dos resultados eleitorais de outubro, Couto já está, e faz tempo na história da defesa dos direitos humanos na Paraíba.
Os seus algozes vão ter que esperar um bom tempo ainda para alcançar o patamar que ele, assim como Júlio Rafael, já alcançou.
Opinião pessoal: não acho que as manobras do PT maranhista vão retirar da Câmara Federal a nossa melhor voz. No que depender de mim, isso não ocorrerá.

Na Coluna de Agnaldo Almeida


Nenhum comentário: