terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Lula, o Filho do Brasil estréia em janeiro nos cinemas do país


Com estréia marcada para janeiro do ano que vem em todos os cinemas do país, o filme Lula, o Filho do Brasil, baseado no livro homônimo de Denise Paraná, publicado pela Editora da Fundação Perseu Abramo, traz para as telas a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, desde o seu nascimento em 1945 até 1980, quando ele era um líder sindical reconhecido em todo o país. A data também marca a morte da mãe de Lula, Dona Lindu, que criou sozinha oito filhos e influenciou a maneira de pensar do grande líder político que ele se tornaria até chegar à Presidência da República.

O filme, que tem direção de Fábio Barreto, já participou de pré-estréias, em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, emocionou o público pela sua narrativa que destaca a personalidade de Lula desde a infância até se tornar um adulto engajado na luta em defesa dos trabalhadores brasileiros. O ator Rui Ricardo Diaz, que faz seu batismo de fogo no cinema, interpreta Lula adulto.

Filmado nos estados de Pernambuco e São Paulo e com a participação de 130 atores no elenco, o roteiro abrange os principais pontos da dura caminhada de Lula, passando pela aridez do sertão onde nasceu até a periferia da cidade de Santos, onde cresceu, e pelas fábricas e sindicatos do ABC paulista onde Lula viveu intensas transformações pessoais e profissionais.

Como bem definiu o produtor e idealizador do projeto,Luiz Carlos Barreto, Lula, o Filho do Brasil não trata do político ou do presidente da República, “mas sobre um homem comum, sua família e extraordinária capacidade de superar dificuldades”.

O site www.lulaofilhodobrasil.com.br traz informações detalhadas, entrevistas, depoimentos e blog sobre a obra cinematográfica e também permite aos usuários participar de comunidades sobre o filme, através de redes sociais como orkut, twitter e facebook.

O site também disponibiliza um álbum de fotos e trailer do filme.

Nenhum comentário: