sexta-feira, 15 de outubro de 2010

José Serra promete, nós fazemos.

Notícias boas para José Serra ler no café da manhã e durante todo o dia. Com elas, o candidato da oposição a presidente da República pela coligação de direita PSDB-DEM-PPS vai atualizar-se, uma vez que vive fora da realidade, e elevar um pouco o seu astral,  já que só fala de coisas negativas.

O otimismo externo na economia levou a Bolsa de Valores (BOVESPA) brasileira a registrar ontem seu 3º pregão consecutivo de alta nos três primeiros dias úteis desta semana. Também a demanda de vôos na aviação comercial cresceu 30% no mês passado no país.

É uma confirmação do que sempre afirmo aqui no blog: não precisa se recorrer a teorias econômicas para explicar este crescimento, porque as razões são simples - o aumento ocorre porque a população de todas as classes sociais, notadamente trabalhadores e classe média, com aumento do emprego, salário e renda proporcionado pelas políticas do governo Lula passou a dispor de condições para viajar de avião.
Nordeste amplia exportações, comércio vende mais.

Consolidado no país, o etanol avança rumo à internacionalização, mostra artigo (leia) publicado na Folha de S.Paulo por José Carlos Grubisich, presidente da ETH Bioenergia (empresa do Grupo Odebrecht). O crescimento da demanda nacional dobrou nos últimos quatro anos e deve superar os 50 bilhões de litros/ano até 2015, assinala o articulista.

O Nordeste foi a região brasileira que mais elevou as exportações neste 2010. As vendas de mercadorias da região para o mercado externo cresceram 40,56% de janeiro a setembro deste ano. E o  Pão de Açúcar, um dos maiores grupos varejistas do país, anunciou aumento de 16% em suas vendas no último trimestre.

Esta ampliação - não só no Pão de Açúcar mas, com certeza, no comércio em geral e na performance da indústria - explica o levantamento da Associação das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (ASSERTTEM), segundo o qual, o emprego temporário no país crescerá 11% este ano. É isso mesmo: mais 139 mil vagas serão criadas até dezembro, 70% delas no comércio onde a estabilidade econômica e a ascensão da população para a classe C explicam o aumento das vendas.

Medo do desemprego, o menor dos últimos 14 anos
Agora, o fecho de ouro nessa série. Para elevar ainda mais o ânimo de José Serra publico, também, levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo qual evidencia-se que o medo do desemprego nunca esteve tão em baixa no Brasil. O índice de medo do desemprego totaliza 81,1 pontos (quanto menor a pontuação, maior a confiança na manutenção do emprego) em setembro, o menor desde maio de 1996.

De acordo com o levantamento da CNI, este foi o 3º trimestre consecutivo em que mais da metade dos brasileiros admitiu não estar com medo do desemprego: 55% dos entrevistados disseram não temer ficar sem trabalho e outros 30% admitiram ter pouco medo. (Leia mais)

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nenhum comentário: