segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dez mil jovens da área rural serão beneficiados


As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)serão um instrumento da política de combate à miséria. No Plano Safra 2011-2012, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai levar o atendimento a dez mil jovens da área rural e para 90 mil famílias em condições de extrema pobreza. O foco na juventude se justifica porque 40% dos 16,2 milhões de extremamente pobres têm menos de 14 anos.

 
Segundo o coordenador do Ater, Everton Augusto Paiva Ferreira, a população em extrema pobreza tem características próprias, por isso merecem uma ação não só intensiva, mas também diferenciada. Entre os principais elementos dessa estratégia está a elaboração de um diagnóstico inicial da família, inclusive destacando cada participante dela individualmente. Será feito um projeto familiar de estruturação produtiva e social que mais tarde será acompanhado pelas visitas técnicas regulares.

 
Além de atividades típicas de extensão rural, como cursos e distribuição de sementes para lavouras de autoconsumo, o técnico deverá organizar e encaminhar demandas por serviços sociais básicos da população que ganha menos de R$ 70 por mês por pessoa, como documentação, aposentadoria e energia elétrica. 

 
Neste próximo ano, o MDA buscará ampliar as parcerias com instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias de gestão e produção.

Nenhum comentário: