segunda-feira, 11 de julho de 2011

Senadora Ana Rita afirma que SUAS vai fortalecer políticas sociais do governo

A senadora Ana Rita (PT-ES), relatora no Senado do projeto de lei que institui o Sistema Único de Assistência Social (Suas), sancionado na semana passada pela presidenta Dilma Rousseff, falou ao Portal do PT sobre a importância da lei para fortalecer a aplicação de políticas públicas no setor.
Segundo ela, as políticas sociais tiveram maior impulsão a partir do governo Lula e tem o total apoio do atual governo. “Nós temos hoje a Loas, a Lei Orgânica de Assistência Social, que define a política para o setor no país, mas não tínhamos ainda o Sistema Único de Assistência Social instituído por lei. É uma luta que vem de muito tempo, fruto inclusive de várias conferências de assistência social e que nós tivemos a grata satisfação de participar da cerimônia onde a presidenta Dilma sancionou a lei. Isto é muito importante porque nós temos um sistema que já estava em funcionamento, mas não estava regulamentado por lei”, afirmou a senadora.
A senadora destacou a volorização da profissão de assistente social, principalmente no serviço público. “Em função da criação de várias políticas públicas, principalmente do governo Lula para cá, a presença do profissional de serviço social tem sido bastante estratégica na aplicação de políticas públicas. É claro que a política de assistência social não compete somente a esse profissional, ela deve ser tratada como uma política de Estado e deve ser desenvolvida de forma multidisciplinar , de forma integrada com outras políticas”, enfatizou ela.
Ana Rita destacou também que toda a categoria de trabalhadores na assistência social está comemorando a conquista da instituição do Sistema Único de Assistência Social, após muitos anos de luta para isso ocorresse.

Nenhum comentário: