quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Brasil gera quase um milhão de novos empregos formais em 2009

Em 2009, foram gerados no Brasil 995.110 novos empregos formais. Desde 2003, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foram gerados no país mais de 8 milhões de novos postos de trabalho formal, crescimento de 32% em relação ao estoque de trabalhadores no país, que subiu de 24,9 milhões para 32,9 milhões de pessoas trabalhando com carteira assinada. Os números foram anunciados nesta quarta-feira (20) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

"O Brasil é o país que mais gerou empregos em 2009 entre os integrantes do G-20, o que nos dá certeza de termos acertado nas políticas públicas de combate à crise econômica mundial. Estados Unidos e Europa estão apresentando saldos negativos, e os países da América Latina estão nos procurando para aprender como fizemos para escapar da crise que afetou o mundo todo", afirmou o ministro Lupi.

Em dezembro houve queda de 415.192 postos de trabalho, associada a fatores sazonais aliados à alta das contratações entre os meses de agosto e novembro. Historicamente, o Caged registra perda de vagas em dezembro, por efeitos sazonais de entressafra agrícola, fim do ciclo escolar e encerramento dos contratos de trabalho temporários assinados ao longo do ano.

"Dezembro sempre apresenta saldo negativo, e este ano houve um esvaziamento depois de quatro meses gerando empregos acima da média histórica. No fim de 2008 houve mais demissões do que o necessário, as empresas zeraram seus estoques e precisaram contratar às pressas no segundo semestre de 2009", explicou o ministro.

A previsão do ministro para janeiro é que sejam criados cerca de 100 mil empregos formais. Para 2010, Lupi mantém a previsão de geração de 2 milhões de novos postos de trabalho.

"Apesar da crise, a Indústria da Transformação fechou o ano de 2009 com saldo positivo, e este setor será um grande gerador de empregos em 2010, ao lado de Serviços. Teremos o melhor ano da história em número de empregos gerados, uma prova do sucesso das políticas públicas econômicas e sociais. Aos críticos, peço que esqueçam ideologia política e partidária e olhem para os números: o Brasil está crescendo com economia forte e gerando cada vez mais empregos", atestou Lupi.

Confira aqui os dados completos do Caged.

Assessoria de Imprensa do MTE

Nenhum comentário: