quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Luiz Couto vence batalha judicial com o PT e exibe guia “sem exigências”

Depois de uma briga jurídica contra a direção de seu próprio partido e que durou quase todo o período do guia eleitoral, o deputado federal Luiz Couto (PT) usou nesta quinta-feira (29) 2min30s do tempo reservado para os candidatos petistas à Câmara dos Deputados. A medida foi em cumprimento a uma decisão judicial que lhe beneficiou justamente no último dia de exibição do guia.

Pelo Twitter, o parlamentar candidato à reeleição alfinetou seus colegas de partido e falou sobre sua vitória judicial. “Só através de mais uma medida judicial vamos conseguir mostrar o guia eleitoral como queremos. No último! Teremos dois minutos e meio. Assista!”, destacou o parlamentar.

Luiz Couto inicialmente travou uma briga com o PT porque ele não queria exibir em seus programas a imagem do governador José Maranhão (PMDB), algo que o partido não abria mão.

Depois, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores diminuiu o número de inserções do candidato no guia, o que também foi alvo de ação judicial. E como a justiça só agora deu ganho de causa ao parlamentar, ele teve direito ao tempo acumulado de 150 segundos (2min30s), referentes a cinco programas.

Em tom crítico, ele sentenciou: “Preciso da ajuda da militância para que o voto limpo vença o voto comprado e para que a ética vença a corrupção”.

MaisPB

Dilma para de cair, tem 4 pontos a mais que soma dos rivais e 2º turno é incerto

A candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) conseguiu estancar a tendência de perda de intenções de voto dos últimos 20 dias e mantém seu favoritismo na atual disputa eleitoral.
Segundo pesquisa nacional do Datafolha, encomendada pela Folha e pela Rede Globo e realizada ontem e anteontem com 13.195 eleitores, Dilma oscilou positivamente um ponto em relação ao último levantamento e tem 52% dos votos válidos na projeção para o primeiro turno. 
Seu principal adversário, José Serra (PSDB), oscilou um ponto para baixo e tem hoje 31% dos votos válidos. Marina Silva (PV) também variou negativamente um ponto, e está com 15%. 

sábado, 25 de setembro de 2010

No Nordeste Dilma está com 64%, Serra 20% e Marina 8%, diz Ibope

Da Redação
Com G1
O Ibope divulgou nesta sexta-feira (24), mais uma pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Além dos números gerais, o Ibope também calculou o percentual alcançado pelos candidatos em segmentos do eleitorado como sexo e nas regiões do país. Pela pesquisa, a maior intenção de votos para Dilma Rousseff (PT) é da região Nordeste, com 66% e a menor é no Sul, 44%.
No Nordeste, a candidata petista Dilma Rousseff foi de 66% para 64%; o tucano José Serra de 16% para 20%; e Marina, Silva (PV) de 7% para 8%. Já na média nacional, segundo o levantamento, Dilma tem 50%, contra 28% de Serra e 12% de Marina.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 202 municípios de 21 setembro a 23 de setembro. A pesquisa foi encomendada ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 31.689/2010.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que, na média nacional, Dilma pode ter entre 48% e 52%; José Serra, entre 26% e 30%; e Marina Silva, entre 10% e 14%.
Outras regiões
No Norte/Centro-Oeste, Dilma tinha 46% e foi para 48%; Serra foi de 30% para 31%, e Marina manteve 13%.
No Sudeste, Dilma foi de 48% para 45%; Serra, de 24% para 30%, e Marina foi de 14% para 13%.
No Sul, Dilma foi de 42% para 44%; Serra manteve 35%, e Marina foi de 10% para 13%
Eleitorado masculino e feminino
Entre os eleitores do sexo masculino, Dilma aparece com 53% das intenções de voto, contra 27% de Serra e 10% de Marina.
Já entre as mulheres, a petista tem 48%, o tucano, 29%, e Marina, 13%.
Sobre a última pesquisa
Segundo o Ibope, em uma semana, a vantagem de Dilma sobre os demais candidatos caiu de 14 para 9 pontos. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no dia 17 de setembro, Dilma tinha 51%, e Serra, 25%.
Segundo o Ibope, a diminuição da vantagem de Dilma se deu por conta, principalmente, da redução de indecisos em favor de Serra. Mas, ainda assim, nos votos válidos, Dilma está com 55% e poderia ganhar no 1º turno se a eleição fosse hoje.
Dentre os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) –-, nenhum alcançou 1% das intenções de voto individualmente, mas juntos atingiram 1%. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 5% e os que se disseram indecisos, 5%.
Na simulação de um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 54% (considerando a margem de erro, tem de 52% a 56%) e Serra, 32% (de 30% a 34%). Votariam nulo ou em branco 7% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 7%.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Couto vai comunicar a Executiva Nacional que está sendo vítima de perseguição política na PB

Os advogados do deputado federal e candidato a reeleição, Luiz Couto, solicitaram junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cópias das notas taquigráficas dos julgamentos de ações movidas pelo petista contra o partido na Paraíba. As notas serão encaminhadas a Executiva Nacional da legenda anexadas a um comunicado de que o parlamentar sofreu perseguição política por parte do PT paraibano durante toda a campanha eleitoral.
Os advogados querem prevenir o deputado de enfrentar alguma ação futura por parte do PT na Paraíba alegando infidelidade partidária. Segundo Johnson Abrantes, a perseguição do partido ao candidato é clara e de conhecimento de todos os paraibanos.
“Nos vamos encaminhar esse comunicado a Executiva Nacional do PT até para prevenir o deputado de algum tipo de acusação futura de infidelidade partidária”, frisou o advogado.
PolíticaPB

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O deputado Luiz Couto visita Alagoinha e afirma em seu discurso: “A prefeita Alcione não rouba e nem deixa ninguém roubar !”

O povo de Alagoinha não tem dúvidas do carinho, respeito e compromisso do deputado federal Luiz Couto com o crescimento da cidade e, principalmente com os servidores.
O deputado esteve sempre ao lado do povo alagoinhense nos momentos mais difíceis e, por isso, colabora muito com a prefeita Alcione.
O deputado destacou a atuação da vereadora Maria de Jesus e rasgou sinceros elogios à administração de Alcione e garantiu muito mais emendas a partir de 2011 e foi imensamente aplaudido , quando em tom de brincadeira disse que pediria votos no ritmo: um pra mim, um pra você, um pra mim outro pra você... e encerrou: : “A prefeita Alcione não rouba e nem deixa ninguém roubar!”



A prefeita Alcione agradeceu ao deputado todo o esforço na luta por emendas em Brasília e destacou a construção do Portal na cidade e o Alagoinha Fest 2010, algumas das emendas recebidas pelo município através do mandato de Luiz Couto.


A vereadora do PT, Maria de Jesus que é uma das coordenadoras da campanha do deputado disse da sua alegria de poder apresentar Luiz Couto, tendo ao seu lado a prefeita Alcione e declarou também seu voto para estadual em Lea Toscano, arrancando efusivos aplausos.


O vereador de Guarabira, Beto Meireles ressaltou o modo democrático da prefeita Alcione que mesmo apoiando outro candidato não impede seus aliados de optarem por Luiz.

O povo foi às ruas ouvir as propostas de Luiz Couto
Cid Cordeiro

sábado, 18 de setembro de 2010

RC cresce 5 pontos e agora lidera disputa na Capital com 47% dos votos; Maranhão cai para 42%

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira revelou uma mudança das intenções de voto em algumas regiões. Na consulta divulgada em 27 de agosto de 2010 José Maranhão aparecia com 47% das intenções de votos dos pessoenses e agora aparece com tem 42% da preferência do eleitorado.
Já Ricardo Coutinho (PSB) que aparecia em agosto com 42% das intenções de votos em João Pessoa, agora assume a liderança e figura na pesquisa Ibope com 47% dos votos. Ou seja, na capital o socialista teve um crescimento de cinco pontos, enquanto o peemedebista caiu cinco pontos.
Em agosto, Maranhão tinha 36% das intenções de votos dos campinenses, enquanto que Ricardo aparecia com 38% respectivamente. Agora, o peemedebista figura com 40% dos votos dos campinenses, enquanto o socialista aparece com 44% dos votos.
PolíticaPB

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Luiz Couto participa de quatro carreatas e comícios neste final de semana

Luiz Couto participa neste final de semana de quatro carreatas, comícios e passaetas em várias cidades do Estado. Nesta sexta-feira será a vez da cidade de Guarabira e Alagoinha acolher a candidatura de Luiz Couto. Várias lidernças da região estarão presentes, a exemplo da vereadora Maria de Jesus. 
No sábado, pela manhã, os militantes do PT e o candidato a Deputado Estadual, Ednaildo, realizarão atividades na cidade de Serra Branca, com a presença de Luiz Couto. À tarde, o candidato Marenilson comandará grande carreata e comício ao lado de Luiz Couto em Remígio.
 Já no domingo, acontece a segunda Carreata da Cidadania, em João Pessoa, onde os militantes da Capital e da região metropolitana vão mostrar a força da candidatura de Luiz Couto. A concentraçãoda carreata de João pessoa será ao lado da Empasa, na Avenida Ranieri Mazile, no Bairro do Cristo, a partir das 9h da manhã.
A coordenação de Campanha convida todos os militantes das várias regiões e simpatizantes das candidaturas de Luiz Couto e de suas dobradas para comparecerem com suas bandeiras, adesivos e muita alegria a todos os eventos!

Prefeita do PT acredita que Ricardo vai transformar a Paraíba, assim como Lula fez com o Brasil

A prefeita de São Miguel de Taipú, Marcilene Sales da Costa (PT), acredita que Ricardo Coutinho é o candidato mais preparado para transformar a Paraíba, assim como Lula transformou o Brasil. Marcilene foi a anfitriã da coligação Uma Nova Paraíba na noite desta quinta-feira (16), durante o comício realizado na cidade.
“Ricardo representa o futuro. Ele vai transformar a Paraíba e construir um novo Estado. Confiamos nele, pois ele vai fazer pelo nosso Estado o que Lula fez pelo Brasil. Vamos viver melhor, com dignidade e justiça”, disse ela.
Segundo o secretário de infraestrutura do município, Josafá Gomes, Ricardo tem um projeto forte e bem estruturado, por isso vai ser o melhor administrador que a Paraíba já viu. “Ricardo tem o melhor projeto para desenvolver a Paraíba. Ele, sem dúvida, será o melhor administrador que este Estado já viu”, completou.
Assessoria

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A AUTOFAGIA DO PT PARAIBANO

Diante de um processo de autofagia que vem se acentuando diariamente, o Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT), deverá sair dessa campanha dividido e bem menor.
Como se não bastasse o episódio do vice-governador Luciano Cartaxo que, além de humilhado, se viu relegado a um plano inferior dentro das ostes partidárias, agora, a cúpula paraibano do PT usa do seu “veneno” para tentar derrotar, nas urnas, o deputado federal Luiz Couto, um dos maiores expoentes daquela agremiação partidária.
Tanto isso é verdade, que o próprio Luiz Couto, o único deputado federal paraibano, inserido na lista dos mais atuantes no Congresso Nacional, está sendo compelido a denunciar que vem sofrendo perseguições por parte da direção estadual do seu partido que, não mede esforços para tomar o seu mandado, através de meios sorrateiros e deploráveis, que envolve até mesmo o oferecimento de barganha a eleitores e lideranças, além de outros atos ignóbil e traiçoeiros.
O parlamentar, diante da sanha dos seus “companheiros” se viu na obrigação de transmitir aos paraibanos, que a cúpula partidária do PT, que tem à frente o ínclito deputado estadual Rodrigo Soares, com o apoio do PMDB e da estrutura do Estado, vem direcionando toda a estrutura partidária em favor da candidatura de Jeová Campos que, por sinal, vem fazendo uma campanha milionária em todas as regiões do Estado.
E o que é pior: tudo isso tem apenas um único objetivo: humilhar o deputado Luiz Couto diante do eleitorado paraibano. Pior ainda: toda a ação conta com o aval e o apoio do Governo do Estado, em um ato de vingança pelo fato de Couto ter ficado ao lado de Ricardo Coutinho.
A estrutura está bem montada, os conchavos estão sendo feito, a grana está sendo distribuída, mas, estão esquecendo de um detalhe importante: Estão esquecendo que a Paraíba, que o eleitor consciente, não aceita esse tipo de comportamento e, repudia com firmeza, atos covardes, traiçoeiros e banais partam de onde partir.
Esquecem também que estão confrontando um líder partidário. Que estão tentando destruir um homem público que toda a Paraíba reverencia, não somente pelas suas qualidades morais, mas também pelo seu engajamento nas causas populares e de nunca ter traído a confiança do seu fiel eleitorado.
Já é tempo da cúpula do PT paraibano deixar de agir de forma desagregadora,  individual e de atuar apenas em favor de interesse pessoal ou de grupos. em vez de agir com pluralidade e mais coletivamente.
Com  essa visão "caolha" só quem perde é o Partido, que diante desse tipo de mesquinharia, a cada dia, sente o distanciamento de membros e simpatizantes. Se esfacela e pode ficar bem menor aqui na Paraíba, com a diminuição da qualidade de sua representação tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa.
Agindo dessa forma, perseguindo os seus próprios companheiros, o PT paraibano, entra em um processo autofágico, serve apenas de biombo aos interesses e caprichos do PMDB e deixa de lado os seus princípios e as suas teses.
Acorda! 
 
Deu no blog de Chico Pinto 

Carreata da Ética e da Cidadania


As militâncias do Brejo junto com deputado federal Luiz Couto vão participar da carreata da “Ética e da Cidadania”, que será nesta Sexta-Feira dia 17, com inicio na Cidade de Guarabira e percorrendo as cidades de Pilõezinhos, Cuitegi e terminando em Alagoinha com Inauguração do seu Comitê. Carros e motos adesivados e bandeiras ao vento ao som do jingle de “Luiz Couto nosso federal de novo, 1345, Aprovado pelo Povo”.


Preparem suas bandeiras, roupas e acessórios nas cores azul, branco e Laranja e venham participar da "Carreata da Ética e da Cidadania" pela reeleição do deputado federal Luiz Couto (PT), nesta Sexta-Feira (17). Vamos todos participar, adesiva seus carros, distribuir material de campanha e partir para o chamamento do eleitorado lembrando sempre da bandeira de Luiz Couto firmado na ética e na coerência. Vamos cantar o jingle, soltar fogos e curtir a sexta com os amigos, fazendo campanha para Luiz Couto, um candidato que merece dispor de algumas horas do seu dia. "Vamos todos juntos com Luiz. Luiz Couto nosso federal de novo, 1345, aprovado pelo povo".

Datafolha aponta Dilma com 51% e Serra com 27%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 51% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 27%, e Marina Silva, do PV, tem 11%, segundo o levantamento.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
Considerando a margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter entre 49% e 53%. Serra pode ter entre 25% e 29%, e Marina, entre 9% e 13%.
Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - nenhum atingiu 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 7%.
Foram realizadas 11.784 entrevistas em 423 municípios da segunda-feira (13) à quarta-feira (15). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 30014/2010.
Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na última sexta-feira (10), Dilma aparecia com 50%, Serra, com 27%, e Marina, com 11%.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descontando brancos e nulos, a petista alcança 57%, o tucano, 30%, e a candidata do PV, 12%.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 57%, e Serra, com 35%. Brancos e nulos seriam 5%, e indecisos, 4%

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Confirmado: Deputado Luiz Couto recebe apoio de vereador em Guarabira




Dias atrás o blog postou a seguinte matéria:

Político influente de Guarabira vai apoiar Luis Couto para federal


Falta pouco, muito pouco mesmo para anúncio de apoio de um político muito influente e bom de voto na cidade de Guarabira, que vai mexer com o imaginário dos cientistas políticos.

O deputado federal Luis Couto depois de uma longa conversa após visita que ele fez recentemente à UEPB-Guarabira ficou certo que este apoio será preponderante na sua caminhada á reeleição para Câmara.

O político na conversa deixou escapar que queria e quer voltar às origens.
Para quem o deputado aponta, este é o político!”


Agora, já confirmado, o vereador de Oposição Beto Meireles estará apoiando a reeleição do deputado federal do PT Luiz Couto e já na próxima sexta (17) participa em Alagoinha da inauguração do Comitê de Campanha do deputado.

Voltando às origens!

Cid Cordeiro

Agradecimentos...


Gostaria de deixar meus profundos e sinceros agradecimentos a Professor Damásio, Adriano, Derivaldo, Widemar, Jonas, Bruna, Raquel e Celso Jadim que estão sempre seguido nosso Blog.




Agradeço sua atenção e espero poder sempre sem um espírito crítico e sem uma análise precisa do que está acontecendo, no qual possamos tem visão universalizada, generalizada. É importante para que se possa construir, a partir do meio em que vivemos uma nova sociedade, pluralista, fraterna e feliz.

Vereadora Maria de Jesus.

Luiz Couto é o que há de melhor no PT

Por que é que o PT de Maranhão está querendo derrotar Luiz Couto, o deputado da Paraíba que teve, nos últimos quatro anos, o melhor desempenho na Câmara dos Deputados? Por que será que o PT maranhista está agora se insurgindo contra um de seus melhores representantes no Congresso Nacional?
O deputado Luiz Couto dispensa comentários. Aqui no Brasil e também fora dele.   É um cidadão que desfruta de alto conceito na Paraíba, no país e no exterior. É um político que nunca foi flagrado em qualquer tipo de irregularidade; e se isso não bastasse, um fidelíssimo petista, sempre disposto a tornar vencedoras as teses de governo Lula e do partido que representa.
Por que, então, o PT quer derrubá-lo?
O PT quer excluir Luiz Couto da política paraibana pelo simples fato de que ele não apoia, não ajuda e não se mistura com a campanha de José Maranhão ao governo do Estado.
Aliás, não é só ele. Com menor ênfase, mas recebendo petardos de mesmo calibre, o petista Júlio Rafael, que acaba de ter uma passagem vitoriosa pelo Sebrae, também sofre a mesma perseguição.
O que é que o PT tem, finalmente, contra Couto e Rafael? Eles são históricos, são partidariamente leais, tem projeção política estadual, mas não merecem a atenção do partido. Por quê?
Quando Luiz Couto foi para a Câmara Federal, representando o PT paraibano, a legenda achou-se em estado de graça. Quando ele começou a brigar contra o crime organizado no Nordeste, o partido também entendeu que era uma boa.
Quando seu nome começou a aparecer nos relatórios internacionais, sempre em defesa das vítimas dos poderosos, o PT foi ao delírio: era um de seus representantes que alcançava tamanha projeção.
As confusões entre o PT e Couto só começaram quando ele, coerentemente, decidiu ficar ao lado da candidatura de Ricardo Coutinho na disputa pelo governo do Estado.
O algoz do grande deputado Luiz Couto tem nome e sobrenome, mas hoje usa como biombo o cargo de presidente estadual do partido. Independente dos resultados eleitorais de outubro, Couto já está, e faz tempo na história da defesa dos direitos humanos na Paraíba.
Os seus algozes vão ter que esperar um bom tempo ainda para alcançar o patamar que ele, assim como Júlio Rafael, já alcançou.
Opinião pessoal: não acho que as manobras do PT maranhista vão retirar da Câmara Federal a nossa melhor voz. No que depender de mim, isso não ocorrerá.

Na Coluna de Agnaldo Almeida


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

População de Alagoinha vai receber Luiz Couto nesta sexta-feira

A vereadora Maria de Jesus e a população de Alagoinha vai receber de braços abertos o deputado federal Luiz Couto nesta sexta-feiras dia 17.

Dilma abre 30 pontos de vantagem para Serra, aponta medição diária da Vox

Dilma Rousseff (PT), foi a única candidata que oscilou positivamente na medição do tracking Vox Populi/Band/iG deste domingo (12). A candidata tinha 52% da preferência do eleitorado e atingiu hoje 53% das intenções de voto. Serra (PSDB) permanece estacionado com 23%.

A oscilação da candidata está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O principal adversário da petista, o candidato José Serra (PSDB), se manteve no patamar de 23% constatado na medição de sábado.
A candidata do PV, Marina Silva, também se manteve com 9% da preferência dos entrevistados pelo instituto Vox Populi.
O número de eleitores que declaram voto branco ou nulo oscilou de 4% para 5% de sábado para domingo e os entrevistados que não sabem em quem votar ou não souberam responder a pesquisa somaram 10% do total.
Espontânea
Com o resultado da medição de hoje, Dilma abriu 30 pontos percentuais de diferença em relação ao tucano José Serra. Com esse patamar, a candidata do PT venceria as eleições ainda no primeiro turno.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Dilma também oscilou de 43% para 44%, enquanto Serra e Marina se mantiveram com 18% e 7%, respectivamente.
A cada dia, o instituto realiza 500 novas entrevistas. A amostra consolidada com 2000 entrevistas, portanto, só é totalmente renovada após quatro dias. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o nº 27.428/10.
Portal IG

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Enquete realizada para saber em quem o eleitor vota para Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho foi o mais votado na preferência dos internauta.


Como todo viciado em internet e política, adoro pesquisar, investigar e descobrir ferramentas interessantes na rede que venham a facilitar a vida do eleitor, ou mesmo, que demonstrem, de um modo geral, a opinião do eleitorado.

Numa dessas incursões, encontrei um site chamado Tvoto (www.tvoto.com.br) que realiza enquetes de intenção de votos no Brasil, entre os usuários do Twitter, sondando o eleitorado informalmente. Na enquete realizada para saber em quem o eleitor vota para Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho foi o mais votado na preferência dos internauta.

De acordo com Resolução do TSE, esse tipo de enquete tem caráter de mero levantamento de opiniões, não se caracterizando como uma pesquisa eleitoral, pois não adota os critérios exigidos pela lei eleitoral. Porém, achei interessante, pois vale como um sinalizador de como anda pensando o internauta/tuiteiro.

Abaixo segue o ranking dos seis candidatos a governador na Paraíba, segundo a enquete realizada pelo Tvoto:

  1. Ricardo Coutinho - 71,4% (642 votos)
  2. José Maranhão - 24,8% (223 votos)
  3. Branco/Nulo - 1,1% (10 votos)
  4. Nelson Jr. - 0,9% (8 votos)
  5. Lourdes Sarmento - 0,6% (5 votos)
  6. Marcelino - 0,3% (3 votos)
  7. Francisco Oliveira - 0,3% (3 votos)

Tvoto

Governo Lula tirou um milhão de brasileiros da pobreza durante a crise de 2009

A despeito de uma das maiores crises internacionais desde a Grande Depressão dos anos 30, um milhão de brasileiros deixou a pobreza no ano passado.
Nos cálculos do economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais (CPS) da Fundação Getulio Vargas (FGV), o número de pobres caiu de 29,8 milhões para 28,8 milhões em um ano que representam agora 15,32% da população brasileira e não mais os 16,02% do ano anterior.
O economista considera pobre quem tem renda familiar per capita de até R$ 140.

A renda familiar per capita subiu 2,04% de 2008 para 2009, mesmo com um aumento do desemprego no país. E isso ajudou a reduzir a desigualdade, especialmente em tempos de crise afirmou Neri, acrescentando que, considerando a renda familiar per capita de meio salário mínimo (ou R$ 232,50, pelo piso de 2009), 3,5 milhões de pessoas deixaram a pobreza no ano passado.
A distância entre ricos e pobres também foi reduzida. Segundo Neri, os 40% mais pobres tiveram um aumento na renda domiciliar per capita de 3,15%, com ganho médio de R$ 294. Já a renda dos 10% mais ricos subiu 1,09%, para R$ 2.566: Vários fatores ajudaram a explicar a queda na desigualdade, como reajustes do mínimo, a Bolsa Família e o desempenho do mercado de trabalho.
O Índice de Gini, medida de distribuição de renda que, quanto mais próximo de um mais desigual é a sociedade, caiu de 0,521 para 0,518 no mercado de trabalho. Numa velocidade menor que em outros anos. Para Sonia Rocha, economista do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (Iets), essas oscilações já aconteceram em outros anos: Ainda não se configura uma tendência. Não quer dizer que está se esgotando. É espantoso que a distribuição de renda continue melhorando. O impacto da escassez de mão de obra qualificada não tem afetado a distribuição.
Nas famílias, a distribuição de renda também melhorou. O Índice de Gini passou de 0,514 para 0,509. E o principal fator foi o mercado de trabalho, segundo Sonia: A renda do trabalho responde por 75% dos rendimentos das famílias. Sem dúvida, o aumento do salário mínimo foi um dos componentes. Além disso, a cultura da formalização está aumentando.
Há um interesse das empresas em se formalizar para ter acesso a crédito e a compras governamentais.Para o economista Sergei Soares, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), essa melhora mais lenta na distribuição de renda pode representar, sim, uma eficácia menor dos programas sociais.Para o diretor do Instituto de Economia da UFRJ, João Saboia, apesar das melhoras, ainda há muito a avançar.

Alagoinha Vota no Deputado Federal da Vereadora Maria de Jesus

sábado, 4 de setembro de 2010

Congresso em Foco cita Luiz Couto como um dos melhores parlamentares

O site Congresso em Foco começou a escolher os melhores parlamentares do ano. Hoje, foi publicada uma lista com os nomes de 31 deputados e 10 senadores que foram destaque em 2010. Na relação, elaborada segundo uma votação realizada com jornalistas que cobrem o Congresso Naciona, consta apenas um representante da Paraíba: o deputado federal Luiz Couto (PT).
A escolha dos jornalistas que acompanham o Congresso é a primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco. Essa escolha é que produz a lista que é apresentada aos leitores do site na internet. Cada jornalista pode indicar até dez deputados e até cinco senadores. Eles votaram também na que consideraram a melhor iniciativa do Congresso no ano e em categorias especiais (parlamentares que se destacaram na defesa da democracia, no combate à corrupção, na defesa da saúde, da educação e do meio ambiente).
Apesar do recesso no Congresso por conta das eleições, os jornalistas se mostraram presentes. Em três dias de votação, participaram da consulta 183 jornalistas, de 34 diferentes veículos de comunicação, entre jornais, revistas, emissoras de televisão, rádios e portais e sites de notícias.  No ano passado, num período de votação plena no Congresso, votaram 176 jornalistas. Além dos jornalistas que fazem a cobertura diária no Congresso, também puderam votar aqueles que, pela natureza dos seus trabalhos, também têm contato com os parlamentares suas atividades, como editores, chefes de sucursal e diretores dos veículos.
As escolhas feitas pelos jornalistas formam uma lista de 31 deputados (na verdade, a lista deveria incialmente ter 25 senadores, mas o regulamento do prêmio determina acréscimos em caso de haver empate no número de indicações) e dez senadores que, a partir de segunda-feira (6) serão submetidas à votação dos leitores no Congresso em Foco. É dos internautas, então, a decisão final. A votação pela internet prosseguirá até o dia 31 de outubro. No dia 1º de novembro, o site divulgará o resultado final da votação. No dia 22 de novembro, ocorrerá a cerimônia de premiação.
Veja abaixo, em ordem alfabética, quem são os deputados e senadores finalistas do Prêmio Congresso em Foco, de acordo com a escolha dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional:
Senadores:
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)  
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Marina Silva (PV-AC)
Paulo Paim (PT-RS)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Renato Casagrande (PSB-ES)
Deputados:
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)
Arnaldo Madeira (PSDB-SP)
Beto Albuquerque (PSB-RS)
Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Chico Alencar (Psol-RJ)
Domingos Dutra (PT-MA)
Edson Duarte (PV-BA)
Fernando Gabeira (PV-RJ)
Flávio Dino (PCdoB-MA)
Gustavo Fruet (PSDB-PR)
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
Ibsen Pinheiro (PMDB-RS)
Indio da Costa (DEM-RJ)
Ivan Valente (Psol-SP)
José Carlos Aleluia (DEM-BA)
José Eduardo Cardozo (PT-SP)
José Genoino (PT-SP)
Luciana Genro (Psol-RS)
Luiz Couto (PT-PB)
Luiza Erundina (PSB-SP)
Manuela d´Ávila (PCdoB-RS)
Maurício Rands (PT-PE)
Michel Temer (PMDB-SP)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Pedro Wilson (PT-GO)
Raul Jungmann (PPS-PE)
Rita Camata (PSDB-ES)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
ParlamentoPB

Dilma tem 50% e Serra 28%, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem em todo o país mostra estabilidade no quadro eleitoral: Dilma Rousseff (PT) oscilou de 49% para 50% em uma semana, e José Serra, que estava com 29%, tem 28%. Marina Silva (PV) está com 10%, contra 9% da semana anterior.
É a primeira vez desde o início do horário eleitoral que não há grandes mudanças no quadro da disputa presidencial. As pequenas oscilações foram todas dentro da margem de erro (de dois pontos percentuais).
Os que pretendem votar em branco, nulo ou nenhum são 4%. E 7% estão indecisos. Candidatos de partidos pequenos não chegam a 1%.
Em capitais e regiões metropolitanas ocorre o melhor desempenho de Marina Silva. Ela chega a 14%, contra 27% de Serra e 47% de Dilma.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Caindo a farsa: Jornalista Cláudio Humberto, ligado ao PSDB, diz que quebra de sigilo pode ter sido obra de tucanos numa briga entre Aécio e Serra


A briga dos dossiês é entre a turma de Serra e Aécio, e quem leva a culpa é a campanha de Dilma? Serra além de mentiroso está sendo leviano. Vejam só o que o jornalista Cláudio Humberto, ferrenho opositor a Lula, escreveu hoje em sua coluna que é transcrita em dezenas de jornais pelo Brasil:


Quebra de sigilo pode ter sido obra de tucanos


"A investigação sobre a violação do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do candidato José Serra, atribuída a “aloprados” do PT, pode revelar a surpresa de ter sido obra dos próprios tucanos. Na época, setembro de 2009, havia uma guerra interna pela indicação do PSDB para a disputa presidencial. Aliados de Aécio Neves atribuíam à turma de Serra a produção de dossiês contra o então governador de Minas. E vice-versa."

Entenda a briga entre Serra e Aécio, e o caso da quebra de sigilo da filha de Serra, ex-sócia da irmã do banqueiro Daniel Dantas, preso pela PF

O sigilo fiscal de Verônica Serra foi quebrado em setembro de 2009, auge da disputa Serra e Aécio. O jornal Estado de Minas estaria, neste período, preparando material jornalístico contra o então governador de São Paulo.

Amaury Ribeiro Jr. trabalhou no Estado de Minas e tem anunciado que vai lançar um livro sobre os porões da privatização que atingiria Serra e pessoas do seu grupo político. Serra teria sido avisado disso.

No começo de novembro a história de que Aécio teria agredido a namorada sai na coluna de Joyce Pascowich, sem que ela desse nome aos bois. Depois no blogue de Juca Kfouri, com nomes e sobrenomes.

O episódio teria acontecido no Copacabana Palace. Aécio desiste da disputa presidencial em 18 de dezembro. Esta poderia ser uma linha de apuração para a quebra de sigilo da filha de Serra em setembro de 2009, auge da disputa entre Serra e Aécio.

E a mocinha, a filha de Serra? É Verônica Allende Serra. Era sócia de Verônica Dantas Rodemburg, irmã de Daniel Dantas – ele mesmo, o banqueiro chamado de “brilhante” por FHC e “gênio” por ACM, o grande beneficiário das privatizações da era FHC. A sociedade era em uma empresa em Miami, a “Decidir.com, Inc”.

O vínculo de negócios entre a filha de Serra e a irmã de Daniel Dantas, que trabalha com Daniel Dantas – o banqueiro beneficiário de dois habeas corpus, em 48 horas, no STF. A empresa da qual a filha de Serra foi sócia trazia em sua página eletrônica a propaganda: “a oportunidade certa para se tornar um fornecedor do Estado”.

Muito interessante, em se tratando da empresa da filha de um governador de Estado. Mais interessante ainda porque se deu em sociedade com a irmã do banqueiro Daniel Dantas.

Postado no Blog do Celso Jardim

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Tracking do Vox Populi indica Dilma com 51%; Serra tem 25% e Marina 9%

Na primeira medição do tracking encomendado pelo iG e pela Band ao Instituto Vox Populi, a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, aparece na liderança, com 51% das intenções de voto. O cenário, que daria à petista a vitória no primeiro turno, mostra o adversário tucano José Serra com 25%. A candidata do PV, Marina Silva, aparece em seguida, com 9%. Outros candidatos obtiveram, juntos, 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 4%, enquanto os indecisos ficaram em 11%.

O tracking, modalidade de pesquisa tradicionalmente utilizada pelas campanhas eleitorais para identificar tendências na definição do voto, será divulgado diariamente pelo iG. Apesar de o sistema ser utilizado há mais de uma década pelos partidos políticos e campanhas eleitorais, os dados tradicionalmente não entravam no rol de divulgação dos veículos de comunicação.

O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. Essa renovação permite identificar rapidamente as tendências de evolução das intenções de voto. A margem de erro do tracking é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

No tracking espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 19%. Marina, nesse caso, tem 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é citado por 2% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 4%, não souberam ou não responderam 11%.

Fonte: IG São Paulo

Apesar de conseguir liminar, guia eleitoral de Luiz Couto não vai ao ar nesta quinta

A Coligação proporcional Paraíba Unida II recebeu na noite de ontem a liminar expedida em favor do deputado federal, Padre Luiz Couto (PT), garantindo ao candidato o direito de exibir seu guia eleitoral sem as imagens do candidato ao governo do estado, José Maranhão (PMDB), mas devido ao rodízio dos candidatos na exibição o vídeo do petista não será exibido hoje.

Para completar a crise que se instaurou entre Couto e seu partido, a Executiva estadual do PT estuda possíveis punições ao padre pelo fato de ter supostamente participado da carreata do candidato que faz oposição a sua legenda na Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).

Uma verdadeira batalha jurídica vem sendo travada por Couto e seu partido, cujo presidente estadual é candidato a vice-governador, Rodrigo Soares (PT), na chapa de Maranhão.